Confiança do consumidor inicia ano no maior nível desde março de 2011.

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), que mede a confiança dos compradores, somou 113,6 pontos em janeiro deste ano.
31 JAN 2012

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), que mede a confiança dos compradores, somou 113,6 pontos em janeiro deste ano, com alta de 0,2 ponto percentual na comparação com dezembro do ano passado (113,4 pontos), informou a Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (30).

Segundo a entidade, trata-se do maior patamar desde março do ano passado (114,5 pontos), segundo a série histórica disponibilizada pela CNI. Entretanto, a Confederação observou que o indicador ainda está abaixo do registrado no início de 2011, quando somava 115,3 pontos. A pesquisa do Inec foi realizada de 12 a 16 de janeiro com 2.002 pessoas em todo o país.

Composição do Inec

A CNI lembrou que o Inec é composto por seis indicadores - expectativas para o desemprego, para a inflação, para a renda pessoal e para as compras de bens de maior valor, além da avaliação atual situação financeira e do endividamento.

De acordo com a entidade, a preocupação dos brasileiros com o desemprego, crescente há dois meses consecutivos, se reduziu este mês ante dezembro, com índice 5,1% maior. Neste caso, quanto maior o índice, menor o receio do desemprego.

"No entanto, o indicador ficou 3,1% inferior ao de janeiro de 2011, o que sinaliza maior temor dos brasileiros com a diminuição das vagas no mercado de trabalho na comparação com o ano passado", acrescentou a CNI.

De acordo com o economista da entidade, Marcelo Azevedo, o maior otimismo das pessoas sobre o crescimento das vagas no mercado de trabalho se deve à "confiança de que os contratos temporários para as vendas de fim de ano sejam efetivados neste começo de 2012".

Inflação

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, a inflação continua sendo a maior preocupação dos brasileiros, visto que 69% informaram acreditar que os preços aumentarão nos próximos meses.

O indicador está 4,3% abaixo do registrado no mês passado e 7,5% menor do assinalado em janeiro de 2011, o que sinaliza maior pessimismo sobre a elevação dos preços nos próximos seis meses, acrescentou a entidade.

Ainda segundo o levantamento, as expectativas sobre a renda pessoal permaneceram estáveis em janeiro. O indicador registrou recuo 0,4% sobre dezembro. Em relação às compras de bens de maior valor, há maior pessimismo, pois o índice está 1,7% abaixo do assinalado em dezembro, informou a CNI.

Já a avaliação sobre a atual situação financeira e endividamento, disse a CNI, estão melhores. O índice de situação financeira cresceu 1% e o de endividamento, 1,6% no período. Contudo, o indicador de endividamento está 4,4% menor na comparação com janeiro de 2011. “O 13º salário pode ter participação nesse maior otimismo sobre a situação financeira e endividamento”, disse Azevedo, da Confederação Nacional da Indústria.

Fonte: G1