Conquistas e dificuldades - A situação da mulher no mercado de trabalho

14 MAR 2012

Querendo ou não, o fato é que as mulheres ainda são consideradas peças fundamentais na administração da casa. Entretanto, além de serem essenciais no âmbito familiar, também são, e cada vez mais, peças-chave no mercado de trabalho.

Elas estudam, trabalham, possuem cursos superiores, viajam a negócios e cuidam da casa e dos filhos. Essas supermulheres, além de serem multitarefas, ainda tem que se destacar em um mundo profissional predominantemente masculino.

Foi uma tarefa longa, difícil e muito batalhada, mas não é novidade que as mulheres estão conquistando seu espaço em uma sociedade com raízes machistas e até preconceituosas. Porém, mesmo com essa evolução, as portadoras do cromossomo Y ainda estão em desvantagem em relação aos homens, principalmente quando o assunto é salário.

Segundo a pesquisa realizada pela Grant Thotnton IBR (2011), as mulheres ainda ganham em média 22% menos que o sexo masculino na mesma função. Apesar disso, as brasileiras respondem por mais de 40% da força de trabalho, sendo que dessas, mais da metade consegue ocupar cargos de liderança dentro das empresas.

No Brasil, dois fatores se tornaram consequência do aumento do número de mulheres no mercado de trabalho: a queda da taxa de fecundidade e o aumento do nível de instrução. Acredita-se que, com um número menor de filhos e um maior de diplomas, a mulher conquiste cada vez mais seu espaço no mundo profissional.

Como prova da relevância do sexo feminino no mercado de trabalho, muitas mulheres assumiram recentemente cargos importantes em grandes empresas e outras áreas profissionais. Posso citar Graça Foster – nada mais, nada menos que a presidente da Petrobras, Grace Lieblein, CEO da GM no Brasil, e, é claro, nossa presidente Dilma Rousseff.

Mulheres, meu recado é que aproveitem esse momento oportuno para estudar, crescer na carreira e provar, de uma vez por todas, que as empresárias, médicas, advogadas, diretoras e presidentes podem sim realizar seu trabalho tão bem quando, ou até melhor, que os homens.

*Sobre o autor: Bernt Entschev é presidente da De Bernt Entschev Human Capital. Headhunter, trabalha na área de Executive Search há mais de 20 anos. Autor do livro "Executivos, Alfaces & Morangos", Bernt também atua como conselheiro de diversas instituições.

Fonte: Comunidade Mais