O consumo no Brasil deve crescer 13,5% em 2012, na comparação com o ano anterior, atingindo R$ 1,3 trilhão, o equivalente a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
A estimativa é do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope Inteligência.
Segundo o levantamento, a região Norte é a que tem o maior potencial de expansão, de 26,5%. Na sequência aparecem as regiões Nordeste (24,1%), Sul (19,7%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).
Atualmente, a região Norte, com 8,4% da população, representa apenas 5,2% do consumo no país.
As regiões que apresentam o maior consumo são a Sudeste, com 42% da população e 53,5% do consumo, e a Sul, com 14,3% da população e 16,4% do consumo.
Potencial de consumo
As classes A e B absorvem acima de 50% do consumo na maior parte dos grupos pesquisados.
A classe A, que ocupa 2,6% dos domicílios brasileiros, se destaca principalmente pelo consumo de CDs e DVDs (27,3% do total de consumo dessa categoria), produtos financeiros (25,7%), artigos de decoração (25,3%) e aquisição de veículos (25%).
Combustível e ensino são os principais gastos da classe B, que representa 58,3% do consumo de cada um desses grupos. Cinema (54,6%), serviços automotivos (53,8%) e artigos esportivos (53%) são outros produtos consumidos majoritariamente por esta classe.
Metade do consumo com tabaco e acessórios é realizada pela classe C, assim como praticamente carnes e derivados, mercearia e matinais.
As classes D/E têm maior participação no consumo de produtos de mercearia e cigarros (13% em cada um desses mercados). As duas classes também representam 12% do consumo de calçado infantil, matinais e carnes e derivados.
Fonte: Brasil Econômico
https://cdlpatos.com.br/noticias/consumo-no-brasil-deve-superar-r-1-trilhao-em-2012