Crédito às empresas deve recuperar dinamismo em 2012, aponta Serasa

Indicador de perspectiva do crédito cresceu 0,2% em dezembro. Aos consumidores, concessões devem manter evolução em 2012, diz nota.
02 FEV 2012

O ritmo de concessões de crédito às empresas deverá recuperar o dinamismo a partir do primeiro trimestre de 2012, aponta nesta quarta-feira (1º) a empresa de análise de crédito Serasa Experian.

O indicador de perspectiva do crédito às empresas cresceu 0,2% em dezembro de 2011, atingindo o valor de 100. Pela metodologia de construção, o indicador tem a propriedade de antever os movimentos cíclicos das concessões de crédito com seis meses de antecedência.

“A atual trajetória de redução das taxas de juros e o cenário de retomada mais firme da atividade econômica, após um segundo semestre de 2011 em estagnação, deverão impulsionar a busca por crédito por parte as empresas já a partir dos primeiros meses de 2012”, avaliam os economistas da Serasa, em nota.

Para o consumidor, o indicador recuou 0,3% em dezembro, atingindo o patamar de 101,7. Apesar do recuo, o patamar se manteve acima do nível 100, o que mostra que as concessões de crédito aos consumidores deverão continuar evoluindo em 2012, porém em ritmo um pouco mais lento do que o verificado em 2011, avalia a Serasa.

“Se, por um lado, o governo vem tentando estimular o consumo via crédito com reduções de juros, reversão das medidas macroprudenciais e isenções tributárias, por outro, o consumidor, pelo forte crescimento verificado no crédito nestes últimos anos, encontra-se mais endividado”, dizem os economistas da Serasa. O nível de endividamento mais elevado tende a manter o crédito ao consumidor numa trajetória moderada de expansão no médio prazo, observam.

Fonte: G1