Jovens compram por impulso e são influenciados pela internet

Pesquisa da Fecomércio Minas mostra que maioria não planeja seus gastos
21 DEZ 2011

Uma pesquisa inédita realizada pela Fecomércio Minas, que embasou a criação da cartilha que será divulgada hoje, às 13h, em parceria com a Câmara Municipal de Belo Horizonte, mostrou que 55,9% dos jovens compram por impulso. De acordo com os dados do levantamento realizado com jovens de 16 a 25 anos, o índice dos que organizam os gastos de acordo com o que ganham é de apenas 24,9%.

A pesquisa mostrou ainda que 15,5% gastam tudo o que ganham e não possuem dinheiro para poupar, 11,4% gastam já pensando no salário que ainda vão ganhar e que apenas 16,3% deles fazem anotações do que ganham e gastam.

São as roupas que mais pesam no bolso dos jovens, com 28,8%, enquanto o lazer responde por 10,5%. Despesas domésticas (9,8%), estudos, cursos e livros (9,6%), higiene e cuidados pessoais (9,4%), celular (8,7%) e transporte (8,4%).

A pesquisa do departamento de Economia da Fecomércio Minas mostra que 39,8% dos entrevistados possuem algum compromisso em atraso. Desses, 42,9% estão com contas em atraso em menos de 30 dias e 40,8% já têm contas em aberto entre 30 e 90 dias. Para 16,3%, o atraso já supera 90 dias, caracterizando a situação de inadimplência.

Internet

O levantamento também mostra que a influência da internet nas decisões de compra dos jovens. A sondagem mostrou que a rede é responsável pelas decisões de compra de 62,8%. Os números destacam que 24,2% encontram informações sobre os produtos nas redes sociais como Twitter e Facebook, 14,8% procuram informações em sites de busca, tais como o Google, 12,1% comparam as marcas na internet e 11,7% procuram saber da reputação/qualidade do produto nas redes sociais. São 23,4% os que fazem a comparação de marcas diretamente nas lojas.

A cartilha

Será lançada no dia 16 de dezembro de 2011, na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a cartilha educativa “Crédito Consciente para Jovens”, que orienta o consumidor jovem como melhor utilizar o dinheiro através do planejamento dos gastos e do endividamento responsável para atingir uma situação financeira equilibrada.

O lançamento acontece na cerimônia em que será assinado um convênio de cooperação técnica entre o Sistema Fecomércio Minas, Sesc, Senac e Sindicatos e a Câmara, às 13h, instituindo o Programa Educativo Crédito Consciente Para Jovens. Responsável pela pesquisa, a gerente do departamento de Economia, Comércio Exterior e Micro e Pequena Empresa, Silvânia Araújo, participará do evento e estará disponível para entrevistas no local.

Fonte: Fecomércio