Palestra sobre políticas públicas defende a formação de frentes parlamentares do segmento comercial e empresarial

01 AGO 2018

A CDL de Patos de Minas em parceria com o Sebrae/MG e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL, realizou no dia 23 de julho, no anfiteatro da entidade a palestra Políticas Públicas para o Fortalecimento Empresarial.

A palestra foi ministrada pelo professor, consultor e economista, Marcos Antônio Martins Lima. O palestrante veio a Patos de Minas acompanhado da jornalista da FCDL, Ana Paula Rodrigues.

O evento foi aberto pelo presidente da CDL, Guilherme Oliveira, que agradeceu o público convidado e ressaltou a importância do tema abordado na palestra, "principalmente pelo momento atual de crises financeira e política em que está passando o nosso país".

O palestrante Marcos Lima, fez um pequena explanação sobre a definição de políticas públicas, abordando assuntos como: a importância das políticas públicas para o desenvolvimento do município e fortalecimento do varejo; regras, princípios e procedimentos que norteiam a ação do poder público nas questões políticas; principais objetivos como a promoção do desenvolvimento econômico e social; atendimento às demandas dos setores da sociedade com necessidades para o desenvolvimento; ampliação e efetivação dos direitos da cidadania que são conquistados nas lutas sociais; regulação de conflitos entre atores sociais de interesses de classes e grupos; e o incentivo para a criação de frentes parlamentares para o comércio, serviços e empreendedorismo nos municípios.

Segundo as informações apresentadas na palestra, a política do varejo necessita e faz parte do conjunto das políticas públicas, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Tendo como exemplo de políticas públicas, o combate da criminalidade dentro dos bairros, a construção de parques ecológicos, a criação de programas de saúde; e a manutenção do nível de emprego nos setores do comércio e da indústria.

"A criação das frentes parlamentares municipais fortalecendo o comércio varejista, os serviços e o empreendedorismo, é uma demanda importante que a sociedade e seus gestores devem estar atentos como contribuição para a implantação das políticas públicas locais e regionais", enfatizou o professor Marcos Lima, durante a palestra.

Dando prosseguimento à agenda da FCDL mineira na região, após da palestra sobre políticas públicas na sede da CDL aconteceu o Seminário Regional do Alto Paranaíba, reunindo representantes das CDL's da região, para informações, atualização de dados, treinamento e intercâmbio entre os participantes. O Seminário teve a duração de dois dias nas dependências do Fratele Hotel em Patos de Minas.

(Fonte: Ascom CDL Patos)