CDL Patos de Minas
CDL Patos de Minas
CDL Talentos
SPC Brasil
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • E-mail
(34) 3818-3400

Taxa Selic reduz para 10,5%

26 JAN 2012

Pela quarta vez seguida, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) reduziu a taxa básica de juros (Selic) em 0,5%. Os juros básicos da economia passaram de 11% para 10,5% ao ano.

No início de 2011, o BC tinha retomado o processo de aperto monetário como forma de combater o aumento da inflação. O Copom elevou a Selic por cinco reuniões seguidas até atingir o pico de 12,5% ao ano, em 20 de julho de 2011. No período, o aumento acumulado foi 1,75%. Porém, a partir do segundo semestre do ano passado, o Copom resolveu afrouxar a política monetária, após os problemas vivenciados pela Europa, o que reduziu as pressões inflacionárias no mercado interno.

 

A diminuição da Selic está em linha com o boletim Focus, ou seja, a maioria dos analistas projetava corte de 0,5%. Pela pesquisa, o mercado prevê mais reduções nos próximos meses e projeta os juros básicos em 9,5% no final de 2012.

A redução da taxa Selic estimula a atividade econômica, facilitando o acesso ao crédito, o que estimula também o consumo. Os juros mais baixos também melhoram as contas do governo ao reduzirem os custos da dívida pública. A taxa menor afeta ainda o câmbio e estimula as exportações ao conter a entrada de dólares e diminuir a queda do valor da moeda norte-americana.

 

Fonte: Fecomércio Minas

 

https://cdlpatos.com.br/noticias/taxa-selic-reduz-para-10-5

Sistema CNDL

Fale conosco